quarta-feira, 12 de março de 2014

Valorizando ainda mais


Escutei ao longo da vida, pessoas dizendo que diversas pessoas quando se casam, ou saem de casa, esquecem das pessoas que amavam antes, esquecem da família, dos pais, para centralizar suas atenções à vida de casal apenas. Hoje eu sou casado, e posso dizer que meu sentimento é o oposto disso. É maravilhosa a vida a dois e viver com a pessoa que você ama e escolheu para ficar ao teu lado, mas casar nos abre os olhos e nos faz enxergar ainda mais quem são as pessoas importantes em nossa vida e o quanto já fizeram e ainda fazem por nós, o quanto nos ajudam e nos ajudaram. Com vocês: "Valorizando ainda mais".

Tem coisas que julgamos ser tão simples de se fazer, que nem nos damos conta da importância, como por exemplo, cuidar da casa, lavar, passar, cozinhar, jogar o lixo fora. Quantos dias víamos nossos pais cansados, fazendo as atividades do lar, na maioria das vezes sem reclamar. No final do mês, as contas estavam pagas, nossa roupa cheirosa, passada, limpinha, arrumadinha no armário. Cafezinho fresco na garrafa térmica, comida gostosa em nossas refeições, tudo simplesmente estava lá.

Quando a gente sai de casa, é que a gente percebe o quanto já fomos ingratos. Quantas vezes eu reclamei quando a refeição demorava a sair, ou quando era algo que eu não gostava de comer; quantas vezes reclamei que determinada camisa ainda não tinha sido lavada, ou pior, o quanto eu ficava irritado quando a camisa preferida manchava na hora de lavar ou era queimada pelo ferro, ficando impossibilitada de ser usada mais uma vez.

Lembro com certa vergonha, que meus pais por exemplo, chegavam a pedir desculpa por demorar, estragar ou não fazer do jeito "certo". Tantos anos depois, eu me sinto envergonhado vendo que não existe "jeito certo", e o quanto meus pais tinham valor, o quanto cuidavam de mim. Não era tão fácil quanto parecia ser, eu fui um bom filho, até ajudava sim nas coisas de casa, mas atualmente vejo que fiz muito pouco, e o quanto eu poderia ter sido melhor, e ajudado muito mais.

O problema dos filhos, assim como eu, é cobrar demais dos seus pais, e cobrar pouco de si mesmos. Achar que os outros tem qualquer tipo de obrigação de cuidar de nós, o tempo todo. Temos problemas como todo mundo, assim como nossos pais sempre tiveram. Então o conselho que posso dar é, valorizem mais, agradeçam mais, sejam gratos. E mais, ensinem para seus filhos que as coisas não caem do céu, e todos carregam sua cruz; ajudar em casa é obrigação, não um favor. Afinal, quanta gente cuida de você, sem te cobrar nada em troca?! Não queira só ser cuidado, cuide você também!


#Nuncaétardeparamudar

0 comentários:

Postar um comentário