terça-feira, 28 de outubro de 2014

A culpabilização!



Há poucos dias, ocorreram as eleições presidenciais para a nossa república (Brasil), que culminaram na reeleição da presidente Dilma, do PT. Como em toda democracia, venceu o voto da maioria, apesar da diferença muito pequena entre os candidatos envolvidos, e a disputa ideológica dos eleitores, que já estava acalorada, pegou fogo de vez e vimos comportamentos lamentáveis de ambas as partes. Diante disso, eu fiquei me perguntando: De onde vem tanto rancor no coração? Por que tanta agressividade? No texto de hoje,"a culpabilização!"

Na minha opinião, o ser humano tem um grande problema. Primeiro, acha sempre que sua verdade é maior que a verdade do outro; e se acredita que algo é certo, pensa que toda opinião contrária é errada. Quando aprende algo em sua vivência, acha que seu ponto de vista é o único que existe, é difícil se colocar no lugar do outro e ver o mundo pelos olhos do outro. Quando sua vontade não se cumpre, acha que é mais fácil achar um culpado, do que abrir a cabeça, e tentar perceber o pensamento daqueles que pensam de forma diferente.

A partir daí, quem votou no candidato que ganhou, acha que estava certo, afinal, estava com a maioria; acha que a opinião de quem perdeu, estava errada, pois se perdeu, a resposta veio nas urnas. Quem perdeu, se sente ofendido, por pensar que as pessoas do lado oposto são ignorantes e não sabem o que fazem. Independente do lado que saísse vencedor, as respostas seriam as mesmas, os ataques seriam os mesmos. O preconceito e as ofensas infundadas, desmedidas, seriam os mesmos. Reclamamos como crianças mimadas que não ganharam o doce que tanto queríamos de nossas mães, batendo o pé e falando "agora também eu vou morar na casa da minha vó, vou arrumar minhas malas e ir embora, hummm".

Depois, em todo lugar que você conheça, sempre existe um espírito de porco (na verdade eu queria dizer filho da p...mas espírito de porco é mais apropriado), que abre fogo e dá o primeiro tapa, ofende a honra do outro, pegando o ponto onde acha mais fraco e cutucando essa ferida. Acaba que rico ofende pobre, pobre ofende rico, sulista ofende nortista, nortista ofende sulista e vira aquelas brigas em que você entra e nem sabe com quem está brigando, quem é do "seu time", quem não é. Quando você vê, está dando porrada no cara do seu time, vira uma anarquia, uma zona.

A questão é, a maioria que se revolta, generaliza. Todo mundo entra no jogo, mas APENAS um pequeno grupo de pessoas, participou e ofendeu,e todos são culpabilizados e responsabilizados por tudo. Como ouvi "vocês sulistas são todos idiotas, merecem a morte", "vocês nordestinos são um bando de ignorantes". Não se ofendam com o que vou falar, mas ignorantes somos TODOS NÓS, e mais ignorantes ainda, são aqueles que ACHAM QUE SÃO MAIS INTELIGENTES QUE OS DEMAIS. Explicando: a pessoa que é realmente mais sábia, admite a sua ignorância, admite que não sabe tudo e nem tem como saber. Se o sábio admite sua ignorância, e os que acham que são os donos da verdade, não admitem que possam estar errados, no final, acaba que todos somos ignorantes, pois para o sábio de verdade, rótulos são apenas rótulos.

Lembre-se que o ódio não se vence na mesma moeda. Que razão você tem de reclamar de ser ofendido inocentemente, quando responde ofendendo à um pequeno grupo, generalizando como se eles representassem um TODO? Eu vejo que estamos ficando muito amargos, enquanto não admitimos que ganhamos e perdemos JUNTOS. Acima de partidos, somos brasileiros; acima de brasileiros, somos humanos! Se queremos mesmo não só um Brasil, mas um mundo melhor, sejamos NÓS a mudança!

#Nuncaétardeparamudar

0 comentários:

Postar um comentário